Se você não sabe do que se trata, URL’s Amigáveis são usadas basicamente para deixar o endereço de uma página mais atraente, e também para melhorar o posicionamento do site nas buscas, já que os sistemas de busca utilizam as palavras contindas na URL para facilitar a busca.

Exemplo de URL Amigável:
http://tiagopassos.com/noticias/37/Carvao_alimenta_boa_parte_da_nuvem_da_Internet_diz_Greenpeace.htm

Funciona da seguinte forma (considerando que seu servidor suporta o mod_rewrite. Pergunta ao ser servidor de hospedagem se o mod_rewrite está habilitado no Apache):

Crie um arquivo chamado .htaccess (sem nome. Ele tem só a extensão .htaccess. Cuidado para não criar .htaccess.txt) e dentro dele coloque o seguinte:

RewriteEngine On
RewriteCond %{SCRIPT_FILENAME} !-f
RewriteCond %{SCRIPT_FILENAME} !-d
RewriteRule ^(.*)$ index.php?cod=$1

Envie o arquivo para a raiz do servidor ou para o diretório.

A partir de agora, se não exisitir um arquivo ou diretório no endereço que você digitar, ele enviará para a index.php. Na index.php você irá receber esses dados através da variavel $_GET[“cod”].

Exemplo:

Se o site tiagopassos.com estiver com o mod_rewrite habilitado na raiz do diretório e você digitar o endereço http://tagopassos.com/index.php, ele vai entrar na index.php (considerando que o arquivo existe). Se você digitar http://tiagopassos.com/contato ele vai enviar a variável $_GET[“cod”] = “contato” para o index. A partir daí, através de “ifs” e “elses” você exibe o que quer exibir.