Depois de ter sido tirado no ar por recomendação do governo americano, quando era hospedado no provedor Amazon, o Wikileaks se mudou para dois outros provedores. Um deles costumava ser um abrigo anti-nuclear. O abrigo suporta até o ataque de uma bomba de hidrogênio. O datacenter se chama Bahnhof e é conhecido por ser muito comprometido com a liberdade de expressão, e inclusive já foi processado por supostamente abrigar conteúdo pirata.

O provedor é situado a 30 metros da superfície em um bloco de granito, na cidade de Estocolmo, Suécia. Possui paredes de 30cm. Como se não fosse o suficiente, possui um gerador reserva que costumava ser um motor a diesel de um submarino, que produz 1.5MW de energia. Essa quantidade de energia também é gasta no resfriamento dos servidores. O acesso à internet é feito por três links diferentes, por três caminhos diferentes pela montanha. O que faz do data-center um dos lugares mais bem conectados à internet.

Além da estrutura física, o ambiente de trabalho também foi pensado com carinho. Existem até luz do dia simulada e estufas para trazer um pouco de verde ao subsolo sueco. Você pode ter mais detalhes nos dois links abaixo (em inglês):

Clique aqui e veja algumas das fotos acima em alta resolução no site do data center