O novo “boom” da TI Verde está melhorando a eficiência de consumo de energia em prédios de escritórios, e vai promover uma intensa competição entre os fabricantes de sistemas de controle e monitoramento de edificações, e empresas de TI como a IBM, Google, Cisco e Microsoft, segundo um relatório do Lux Research Inc.

Na esperança de absorver o mercado de prédios inteligentes, as empresas de TI estão em guerra contra gigantes como Johnson Controls, Siemens, Honeywell e Schneider Electric, que já possuem a maior fatia do mercado nessa área.

Michael LoCascio, analista da Lux Research, diz que o mercado de tecnologia na construção civil terá um boom similar ao das empresas .com no fim dos anos 90. O relatório prevê uma era do ouro entre emprenteiros e aquisições frenéticas, seguidas por crise e estabilização em 2015.

A pesquisa de mercado diz que “construções convencionais consomem muita energia para ilumiação, climatização e ventilação, sem considerar as variações do número de ocupantes, ou mudanças das condições ambientais”. Sensores e controles mais inteligentes podem reduzir o consumo de energia em 20% – ou até em 60% para funções específicas, como iluminação.

Fonte: Computerworld