Todos sabemos o que vem acontecendo em vários países do Oriente médio nas últimas semanas. Vários deles são/eram governados por ditadores há várias décadas, e somente agora, a partir dos protestos que aconteceram na Tunísia, as populações de muitos deles começaram também a se rebelar. Os ditadores – como em qualquer ditadura – viviam uma vida de luxo, com fortunas de bilhões de dólares, enquanto a imensa maioria das pessoas viviam na extrema pobreza. Se você não sabe do que estou falando, clique aqui.

Mas uma coisa existe de muito diferente nessas revoltas populares, em comparação às que aconteceram em tempos passados: a importância da internet. Nesses países, as redes sociais foram essenciais para levar as pessoas às ruas, e sabendo disso, esses governos resolveram interromper suas conexões com a internet, o que representa um sério abuso à liberdade de expressão.

Protestos no Iêmen

Protestos no Iêmen

A internet que muitos sempre pensaram ser um espaço totalmente livre está correndo sérios riscos, e nesses países, ela nem está mais acessível. Para isso, a organização Avaaz, que segundo eles próprios é “uma comunidade de mobilização online que leva a voz da sociedade civil para a política global”, está arrecadando fundos para enviar modems e telefones via satélite, além de pequenas câmeras, a fim de permitir que as notícias desses lugares cheguem ao resto do mundo. A Avaaz está trabalhando para “furar o apagão anti-protesto”.

O tempo é curto, e são necessárias poucas doações para que isso seja possível – cerca de 25 mil – e você também pode ajudar com doações de qualquer valor, debitadas em um cartão internacional.

Clique aqui e faça sua doação.

Um pouco mais sobre o Avaaz

Avaaz, que significa “voz” em várias línguas européias, do oriente médio e asiáticas, foi lançada em 2007 com uma simples missão democrática: mobilizar pessoas de todos os países para construir uma ponte entre o mundo em que vivemos e o mundo que a maioria das pessoas querem.

A Avaaz mobiliza milhões de pessoas de todo tipo para agirem em causas internacionais urgentes, desde pobreza global até os conflitos no Oriente Médio e mudanças climáticas. O nosso modelo de mobilização online permite que milhares de ações indivíduas, apesar de pequenas, possam ser combinadas em uma poderosa força coletiva. (Leia sobre os resultados na página dos Destaques de Campanha).

Operando em 14 línguas por uma equipe profissional em quatro continentes e voluntários de todo o planeta, a comunidade Avaaz se mobiliza assinando petições, financiando campanhas de anúncios, enviando emails e telefonando para governos, organizando protestos e eventos nas ruas, tudo isso para garantir que os valores e visões da sociedade civil global informem as decisões governamentais que afetam todos nós.