Estudar em uma grande universidade nem sempre é possível pra todo mundo. Muita gente tem vontade, mas faltam recursos ou até mesmo uma boa universidade ou faculdade por perto. Mas também para quem teve ou tem acesso a uma instituição de ensino de nível superior, ter a oportunidade de acessar conteúdos de aulas, e até mesmo video-aulas de grandes instituições como o MIT, Stanford e Berkeley soa bem interessante, certo?

Mais interessante ainda, é saber que essas universidades disponibilizam vários conteúdos gratuitamente, das mais diversas áreas do conhecimento, para todo o mundo. Entre os materiais oferecidos estão, é claro, assuntos relacionados  a computação.

Um destaque especial deve ser dado ao MIT (Massachusetts Institute of Technology) em relação à área de Computação. Entre as disciplinas disponibilizadas, estão, por exemplo:

  • Introdução a Algorítmo
  • Inteligência Aritificial
  • Matemática para Ciências da Computação
  • Introdução a C++
  • Redes

Várias outras disciplinas estão disponíveis. Abaixo estão listados os links de dez instituições que oferecem material gratuito e um pequeno parágrafo extraído do Wikipedia sobre cada uma:

  • MIT – Massachusetts Institute of Technology – O Instituto de Tecnologia de Massachusetts (em inglês, Massachusetts Institute of Technology, MIT) é um centro universitário de educação e pesquisa privado localizado em Cambridge, Massachusetts, nos Estados Unidos. O MIT é um dos líderes mundiais em ciência e tecnologia, bem como outros campos, como administração, economia, linguística, ciência política e filosofia. Dentre seus preeminentes departamentos e escolas, destacam-se: Sloan School of Management, Lincoln Laboratory, Computer Science and Artificial Intelligence Laboratory, Media Lab e Whitehead Institute. (Wikipedia)
  • Open University – The Open University (comummente chamada Open University ou OU, mas oficialmente o “the” faz parte do nome) é uma universidade de ensino a distância e de entrada livre, fundada e mantida pelo governo do Reino Unido. Tem uma política livre para a entrada de estudantes, pois não exige realizações académicas para a entrada na maioria dos cursos de graduação. A maior parte dos seus estudantes vive no Reino Unido, mas pessoas de qualquer região do mundo podem estudar na OU. Seus estudantes tem espaço para pesquisa dentro da universidade. (Wikipedia)
  • Carnegie Mellon University – A Universidade Carnegie Mellon (Carnegie Mellon University) é uma instituição privada de ensino e pesquisa, localizada na cidade de Pittsburgh, no estado da Pensilvânia nos Estados Unidos da América (E.U.A). Foi fundada em 1967 pela fusão do antigo Carnegie Institute of Technology (fundado em 1900) com o Mellon Institute of Industrial Research (fundado em 1913). O campus principal da universidade tem uma área de 140 acres e localiza-se no bairro de Oakland, a aproximadamente 5 quilômetros do centro da cidade de Pittsburgh e próximo à vizinha Universidade de Pittsburgh. (Wikipedia)
  • Tufts University – Tufts University é uma universidade privada de pesquisa em Medford/Somerville, Massachusetts, nos Estados Unidos (próxima a Boston). A universidade abriga a mais antiga escolha graduata de Relações Internacionais, a The Fletcher School of Law and Diplomacy. Em 1852 o Tufts College (“Colégio Tufts”) foi fundado por universalistas que haviam trabalhado por anos para abrir uma instituição não-sectária de ensino superior.[1] Charles Tufts doou as terras para o campus em Walnut Hill (“Monte das Nozes”), o ponto mais alto de Medford, dizendo que gostaria de acender uma “luz no monte”. O nome foi mudado para “Tufts University” em 1954, embora o seu nome corporativo permaneça “the Trustees of Tufts College” (“os Curadores do Colégio Tufts”). (Wikipedia)
  • Stanford – A Universidade Stanford (em inglês: Stanford University, diminutivo de Leland Stanford Junior University) é uma das mais importantes universidades dos Estados Unidos, no estado da Califórnia. Em outubro de 1891, a Universidade Stanford abriu suas portas no Estado da Califórnia, na região conhecida como Palo Alto, em memória do filho do fundador, Leland Stanford. Desde então, a universidade cresceu, não apenas em número de alunos e funcionários, mas também em material acadêmico e docente, para oferecer aos seus alunos a melhor educação e situar-se entre as cinco universidades mais prestigiosas dos EUA. (Wikipedia)
  • University of California, Berkeley – A Universidade da Califórnia em Berkeley (em inglês: University of California, Berkeley) é uma universidade pública situada em Berkeley, Califórnia, nos Estados Unidos. Berkeley oferece cerca de 300 cursos de graduação, em um grande número de áreas do conhecimento. A universidade ocupa uma área de aproximadamente 2,7 hectares, dos quais 80,9 ha destinados ao campus central. A Universidade desenvolveu e mantém um sistema operacional, o FreeBSD, que é um avançado sistema operacional com código livre. (Wikipedia)
  • Utah State University – A Universidade do Estado do Utah (em inglês, Utah State University) é uma universidade estadunidense localizada na cidade de Logan, no estado de Utah. (Wikipedia)
  • Kutztown University of Pennsylvania
  • University of Southern Queensland – A Universidade do Sul de Queensland (em inglês: University of Southern Queensland) é uma universidade localizada em Queensland, Austrália. Foi fundada em 1967. (Wikipedia)
  • University of California, Irvine – A Universidade da Califórnia em Irvine (em inglês: University of California, Irvine) é uma universidade pública situada em Irvine, Califórnia, nos Estados Unidos