Sabe aquele aparelho que você demorou tanto pra pagar, e que pouco depois que você terminou de fazer o pagamento das parcelas, ele simplesmente parou de funcionar? Você já parou pra pensar que as coisas de hoje em dia parecem ser feitas pra durar cada vez menos?

Algum conhecido mais velho ou até você mesmo pode ter tido uma televisão daquelas antigas, com estrutura em madeira, que durou 20, 25 ou até 30 anos. Mas porque os aparelhos que compramos hoje dificilmente duram mais que 5, ou até algumas vezes, 2 anos? Até os carros começam a dar vários problemas depois de 5 anos de uso! O nome disso é Obsolescência Programada, e não tem nada de novo nisso.

Tudo começou quando os fabricantes de lâmpadas incandescentes decidiram maximizar seus lucros fazendo seus produtos durarem menos. Isso se opõe totalmente ao trabalho Thomas Edison, o inventor da lâmpada, que gastou parte de sua vida tentando fazer seu mais importante invento durar mais!

Para onde vai nosso lixo eletrônico?

Para onde vai nosso lixo eletrônico?

Agora isso está impregnado em tudo, desde um simples tênis, a um carro, passando por notebooks, impressoras e iPods. E muito além disso, eles nos fazem acreditar que o que temos já não serve mais, e que mesmo que esteja funcionando, devemos comprar um produto novo.

Mas esse conceito foi criado na década de 20, onde não se acreditava que os recursos naturais eram finitos. Será que isso se aplica à realidade de hoje?

O documentário ” Obsolescencia Programada – (Comprar, Tirar, Comprar)” fala exatamente sobre isso. Possui 50 minutos de duração e é em espanhol, mas é bem tranquilo de entender. Vale muito a pena assistir.

Também coloquei outro vídeo que também trata desse tema: “A História das Coisas” –  que eu já tinha até publicado aqui, mas acho que vale a pena ver de novo 😛 – e é ainda mais didático e totalmente em português. Assista também!

Se gostar, repasse pra os seus amigos.