As dicas abaixo foram testadas no Android, mas devem funcionar normalmente no iPhone.

Fui testar o aplicativo WordPress para Android. Depois que instalei e cliquei em "Adicionar blog WordPress alojado…", preenchi meus dados com o endereço do blog (Blog URL), login (Nome de utilizador) e senha (Palavra-passe), o aplicativo me retornou o seguinte erro:

XMLRPC Fault: Os serviços XML-RPC estão desativados neste site. um usuário administrador pode ativá-los em http://(SEU ENDEREÇO)/wp-admin/options-writing.php [code 405]

Como resolver?

Você deve logar na administração do seu wordpress (wp-admin), ir no menu "Escrita", que fica em "Configurações". Vá até "Publicação Remota" e marque a opção "Ativar os protocolos de publicação XML-RPC do WordPress, Movable Type, MetaWeblog e Blogger."

Outra forma de resolver é ir no banco de dados utilizando o PHPMyAdmin e alterar o parâmetro enable_xmlrpc da tabela wp_options para 1

O seguinte update vai fazer isso:

UPDATE wp_options
set option_name = '1'
WHERE option_name LIKE 'enable_xmlrpc'

E pronto! A partir de agora você vai conseguir acessar o painel de administração do seu blog diretamente do celular! 🙂

Caso você ainda não esteja conseguindo acessar o blog, pode ser que seu provedor bloqueie o acesso ao XML-RPC.  Mas tem um truque:

  1. Renomeie o arquivo xmlrpc.php que fica na raiz do seu blog pra qualquer outro nome
  2. Instale esse plugin
  3. Remova seu blog do aplicativo para Android e tente novamente

PS: Teoricamente você também pode alterar diretamente no arquivo options-writing.php que fica na pasta wp-admin, mas não cheguei a testar. Se alguém quizer testar e comentar aqui, será muito bem-vindo!