Depois de ler os artigos: Fluxo de caixa: instrumento essencial para profissionais independentes e Gerenciamento de finanças pessoais: as ferramentas preferidas dos leitores do Efetividade, comecei a pensar seriamente em utilizar algum instrumento para controlar meus gastos.

Falo apenas em controlar gastos (despesas) porque, para o meu caso (e talvez seja o seu), não vejo tanto a necessidade de controlar as entradas (receitas), já que recebo um salário fixo todo mês. No caso de um freelancer ou alguém que receba por comissão, a necessidade de controlar as receitas é bem maior.

Comecei a desenvolver uma planilha para Excel / LibreOffice Calc, e fui melhorando ela pouco a pouco. Hoje ela já está bem organizada, e com isso decidi compartilhá-la com os leitores do blog. :)

A ideia é que ela sirva de base para que você faça a sua própria, e melhore / modifique ela de acordo com as suas necessidades. Você pode ir anotando seus gastos no celular ou num bloco de papel, e de tempos em tempos (semanalmente, por exemplo), passe os dados para a planilha. Para baixar, clique no link abaixo:

Download da planilha para Controle de Gastos