Há algum tempo venho procurando um assunto para começar a escrever um blog específico. Pensei bastante e nada vinha à minha cabeça.

Queria alguma coisa que me chamasse a atenção, é óbvio, mas também gostaria que fosse uma coisa que não me fizesse perder o interesse tão rápido, afinal começar um blog assim traz uma certa responsabilidade. Então esse fim de semana consegui achar um assunto que me interesse: Engenharia de Software.

É uma área que vem ganhando cada vez mais importância, tanto no setor privado, quanto no setor público, e se você trabalha ou tem interesse em trabalhar com desenvolvimento, vale a pena estudar. Mesmo que não seja sua intenção ser gerente de projetos ou engenheiro de software.

A ideia do blog é bem simples: enquanto estudo um dos livros considerados referência na área (Engenharia de Software: Uma Abordagem Profissional, de Roger Pressman), vou publicando artigos resumidos/baseados nos capítulos do livro. Para mim, isso vai ser de grande importância, porque vai ajudar a sedimentar o conhecimento.

Para o leitor do blog, que muitas vezes não tem tempo ou disposição de se debruçar sobre um livro de 800 páginas, será uma forma mais leve de adquirir conhecimento na área. Mas é óbvil que isso é só um ponto de partida. Tem muita coisa além disso a ser explorada no assunto.

Se você gostou da ideia e quer dar uma olhada, visite: www.sobreengenhariadesoftware.com. Por enquanto só tem um artigo (o de apresentação), mas com certeza nas próximas semanas teremos muito material disponível, e o que é importantíssimo: de graça! 🙂

Você também pode acompanhar os artigos do blog pelo twitter: @sobreengsoft e pelo Feed RSS.