RapidSVN: Cliente gráfico para Subversion – SVN – no Linux, Windows e Mac OS X

O Subversion – ou simplesmente SVN – é um dos softwares de controle de versão mais populares do mundo. Trata-se de um controle centralizado, diferente dos controles de versão distribuídos como o Git ou Mercurial. Uma das principais funções do controle de versão é possibilitar que vários usuários trabalhem em um mesmo projeto sem que um sobrescreva o trabalho do outro, além da possibilidade de recuperar versões antigas de um mesmo arquivo. Os controles de versão também podem ser usados em outras funções diferentes de programação, como redação de textos e edição de imagens.

“O controle de versão centralizado segue a topologia em estrela, havendo apenas um único repositório central mas várias cópias de trabalho, uma para cada desenvolvedor. A comunicação entre uma área de trabalho e outra passa obrigatoriamente pelo repositório central”. No controle de versão distribuído “são vários repositórios autônomos e independentes, um para cada desenvolvedor. Cada repositório possui uma área de trabalho acoplada e as operações commit e update acontecem localmente entre os dois”. Entenda mais sobre os tipos de controle de versão aqui.

O próprio Subversion dispõe de um cliente em modo texto, ou seja, o programa que o usuário utiliza para mandar e recuperar seus arquivos do servidor, que é uma máquina separada onde todos os repositórios é armazenado. É nos repositórios que se encontram todas as versões dos arquivos de um ou mais projetos.

No dia-a-dia de quem usa um sistema como esses, é necessário enviar e recuperar arquivos do servidor várias vezes. Isso pode ser feito usando o cliente modo texto do SVN, mas a maioria dos usuários preferem usar uma interface mais amigável: um cliente gráfico para controle de versão.

Existem vários produtos disponíveis. Boa parte deles – possivelmente a maioria – são grátis e livres. Um dos mais usados no Windows é o Tortoise, que permite a integração com o Windows Explorer. Apesar de ser ótimo, nem sempre o Tortoise supre todas as necessidades, além de não existir versão para Linux.

Como alternativa ao Tortoise, apresendo o RapidSVN. Ele é extremamente leve e rápido por ser escrito em C++ (usando a framework wxWidgets). Além disso ele é grátis e livre, licenciado sob a licença GPLv3 (GNU GENERAL PUBLIC LICENSE v3).

As principais vantagens de se usar o RapidSVN são:

  1. Simplicidade – dispõe de uma interface muito simples para usar os recursos do SVN;
  2. Eficiente – simples para iniciantes, mas flexível para aumentar a produtividade para usuários experientes do Subversion;
  3. Portável – roda em Linux, Windows, Mac OS/X, Solaris, entre outros.
  4. Rápido – totalmente escrito em C++

A versão para Windows está disponível para download aqui.

Para Linux, o software está disponível nas maiores distribuições. Nas distribuições baseadas no Red Hat, como Fedora e CentOS. Você pode usar o comando:

sudo yum install rapidsvn

No Ubuntu e Debian, o comando pra instalar é esse:

sudo apt-get install rapidsvn

Screenshot do RapidSVN 0.12 para Windows