Para um PC velho ou lento: Puppy Linux 5.2

Não há dúvidas que o Ubuntu atrai a maior parte da atenção quando se fala em Linux hoje em dia, mas existem outras distribuições que também merecem atenção. Uma delas é o Puppy Linux, que teve uma versão lançada semana passada.

Em setembro, o Puppy Linux estava na décima posição das distribuições mais usadas. Agora subiu para a nona, segundo o Distrowatch. E existem bons motivos para isso.

A primeira grande diferença em relação às outras é que ele é pequeno. Muito pequeno. São necessários apenas 100MB de espaço em disco. E como isso é muito pouco, é tudo carregado na memória RAM, o que o deixa muito rápido. É bastante recomendável para computadores antigos ou quando poucos recursos estão disponíveis.

Ele pode, inclusive, rodar de um pen drive ou CD, caso o HD do computador não esteja funcionando, e também é útil quando o Windows para de funcionar por causa de vírus, por exemplo. Basta rodar do CD.

Além disso tudo, é totalmente compativel com o Ubuntu 10.04 LTS. Isso quer dizer que todas as atualizações que são liberadas para o Ubuntu – e isso acontece com bastante frequência – estarão disponíveis para o Puppy Linux. Basta usar os repositórios do Ubuntu.

Na versão 5.2 foram atualizados todos os principais programas. Quer testar? Baixe a ISO do Puppy Linux 5.2 aqui! Depois é só gravar em um CD e iniciar dele.

Fonte: Yahoo! News