Dores, inflamações e irritações nos braços, pulsos e mãos são os principais sintomas da L.E.R. (Lesão por Esforço Repetitivo) e D.O.R.T (Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho). As pessoas que trabalham executando atividades repetitivas são as que correm maiores riscos de adquirir a doença – que não tem cura. Boa parte das vítimas da L.E.R. são pessoas que trabalham em escritórios, bancos e é claro, profissionais de TI. Mas o que podemos fazer para evitar?

Alongamentos no Trabalho
Fazer alongamentos é uma das melhores formas de evitar a L.E.R.

A forma mais eficiente de evitar a L.E.R. é fazer pausas regulares. É interessante dar uma pequena caminhada – ir ao banheiro ou tomar um café – uma vez por hora, além de exercícios e alongamentos específicos, antes, depois e durante a jornada de trabalho. No blog do Dr. Mousinho você pode encontrar alguns exercícios. Você pode usar um cronômetro para te ajudar a controlar o tempo de cada alongamento, mas muita gente tem problemas em se lembrar de fazer os exercícios, e é aí que entra o Workrave.

Trata-se de um programa que, através de alguns cronômetros, te ajuda a lembrar de fazer os alongamentos, as pausas a cada hora (descanço), e introduz um outro conceito: a micropausa. Na micropausa se entende que você não pode passar vários minutos fazendo uma atividade repetitiva intensa, então se você passar esse tempo digitando, por exemplo, ele mostra um aviso para você parar por alguns segundos. Quando chega a hora do “descanço”, ele mostra na tela alguma sugestões de alongamentos, e se você é um workaholic, ele te lembra da hora de ir pra casa. Você pode configurar o tempo de cada intervalo. O programa tem versões para Windows e para Linux. Veja aqui como instalar nos Linux Fedora ou Ubuntu.

Fazer isso reduz bastante a chance de você adquirir essa tão temida doença. Lembre-se: a L.E.R. é crônica, ou seja, não tem cura. A única coisa que você fazer é previnir.