Um banco de dados livre capaz de armazenar linhas tão grandes pode ser muito útil, especialmente para a grande quantidade de dados dos maiores projetos de computação na nuvem, além de aplicações web de grande porte. Vários serviços já utilizaram esse banco de dados, incluindo o Digg, Twitter e Facebook. Foi o Facebook que desenvolveu o SGBD. O maior cluster do Cassandra possui mais de 400 servidores.
O novo recurso (Large Row Support) que permite que o banco armazene 2 bilhões de colunas em uma linha foi disponibilizado na versão última versão, a 0.7. Era possível armazenar aproximadamente 2GB de dados em uma linha, agora esse limite máximo foi removido.
Outros recursos foram adicionados nessa versão, como a adição de índices secundários e a possibilidade de fazer alterações em um esquema (schema) sem reiniciar o cluster inteiro. O Cassandra é um banco de dados não-relacional (NoSQL). Bancos de dados desse tipo possuem a vantagem de armazenar fácil e rapidamente uma grande quantidade de dados em um ambiente de clusters.
abril 23rd, 2012 on 19:59
como faço para adiquirir esse banco de dados cassandra? E observei que existem varios tipos de banco de dados Mysql, e procuro algo de grande potencial para utilizar em rede social para aproximadamente 100 mil usuarios, que sugestões vc pode me fornecer?
O site é muito bom, gostei.
abril 23rd, 2012 on 20:13
Gleydson, pela minha experiência atual, eu sugeriria que você utilizasse o PostgreSQL. É um banco de dados livre, gratuito e extremamente robusto. Vem sendo utilizado bastante em grandes aplicações web.
fevereiro 25th, 2014 on 19:10
Boa noite Tiago!
A empresa em que trabalho utiliza mysql e irá migrar ara o Cassandra. Me formei recentemente em banco de dados e cheguei a ver alguma coisa de NoSQL (mongodb) e gostaria de saber se existe alguma documentação de instalação do Cassandra em PT-BR que conheça. Cheguei a localizar alguns tutoriais, mas realmente muito fracos. Em tempo, utilizamos Debian e Slackware.
Obrigado e parabéns pelo excelente blog.