Em computação, emulação é a capacidade de um software ou hardware de replicar as funções de outro hardware ou software. É bastante comum a emulação de video games, como o Nintendo Entertainment System (NES), Super Nintendo Entertainment System (SNES), Game Boy (GB), Sega Dreamcast e o Sony PlayStation. Aqui vou mostrar alguns dos principais emuladores para Linux.

PCSX2
O PCSX2 é um emulador de PlayStation 2 (PS2), que é baseado numa arquitetura de plugins. Combinações de plugins podem produzir diferentes resultados em capacidade e compatibilidade. É altamente recomendada a utilização de processadores como o Core 2 Duo e Core-i na emulação do PS2 com o PCSX2. Atualmente vários plugins estão sendo desenvolvidos para melhorar a compatibilidade e performance.

PCSX2, emulador de PlayStation 2 (PS2)

ZSNES
O ZSNES é um emulador bastante popular para o Super Nintendo Entertainment System (SNES), tendo a maior parte do seu código escrito em Assembly x86. Ele é bem conhecido por ter sido um dos primeiros a emular a maioria dos chips de aprimoramento do SNES em algum nível, e o primeiro a implementar o algoritmo de interpolação HQ2X. O ZSNES é capaz de rodar jogos de Super Nintendo com velocidade total, som e efeitos gráficos especiais. Ele também permite salvar o jogo em qualquer ponto (savestate). O ZSNES também da suporte a recursos adicionais, que não existem no console, como a possibilidade de gravar vídeos dos seus jogos, além de jogar via rede TCP/IP.

ZSNES, emulador para Super Nintendo (SNES)

GENS
Para o Mega Drive, o Gens é uma ótima opção. Ele roda no Linux usando Simple DirectMedia Layer (SDL). Ele emula 90% de todos os jogos para Mega Drive, tornando o Gens o emulador mais compativel para o console atualmente. Alguns dos recursos mais interessantes do Gens são: suporte a cheats, savestates, tirar print screen da tela, suporte a OpenGL etc.

Gens, emulador para Mega Drive

MAME
Um software projetado para a emulação de hardware dos jogos de arcade (muitas vezes conhecidos como “fliperamas”) para PCs e outras plataformas, o MAME (Multiple Arcade Machine Emulator) tem como principal objetivo a preservação da história dos jogos clássicos e evitar que sejam perdidos. Ele pode emular vários processadores, chips de audio e vídeo, circuitos integrados, memória ram, armazenamento etc. A primeira versão do MAME foi lançada em 1997. Sua última versão suporta mais de 4500 jogos, dando suporte a um total de 9100 jogos. Cerca de 1400 jogos não funcionam no MAME.

MAME, emulador de arcades ("fliperama")

ePSXe
Considerado o melhor emulador de PlayStation atualmente, o ePSXe (enhanced PSX emulator), assim como o PCSX2, utiliza um sistema de plugins para emular os gráficos, sons e drive de CD. O jogos podem ser executados do drive de CD/DVD do computador ou a partir de imagens de CD salvos no HD. Apesar de possuir código fechado (proprietário), sua API (application-programming interface) para a maioria dos plugins é livre. A última versão do software pode rodar a maioria dos jogos sem travamentos/congelamentos. Sua interface de usuário também é bastante fácil de usar.

ePSXe, emulador para PlayStation (PS)

Fonte: TechSource