Como possuo o Windows 7 e Ubuntu 10.04 na mesma máquina (em dual boot), optei por deixar meus arquivos pessoais em uma partição NTFS (do Windows). Dessa forma é mais fácil enxergar meus arquivos pessoais notois sistemas operacionais, já que o Linux enxerga as partições NTFS, mas o Windows não enxerga (nativamente) as partições Ext3 (Linux).
Com isso me apareceu um problema. Utilizo um software de Sincronização de arquivos chamado Dropbox. Ele inicia junto com o Linux (ou Windows) e procura pela pasta que foi indicada na sincronização. Como o Ubuntu não monta automaticamente as partições na inicialização, e sim quando você clica na partição, o programa sempre dava erro, pois não conseguia encontrar a pasta indicada.
Para que as partições sejam montadas junto com a inicialização do Ubuntu, basta seguir os passos:
Abra o Terminal (Aplicativos / Acessórios) , e digite o seguinte
sudo apt-get update sudo apt-get install ntfs-config pmount
O primeir comando atualiza o repositório. O segundo baixa e instala os pacotes ntfs-config e pmount.
Você também pode fazer a mesma coisa utilizando o modo gráfico através do Gerenciador de Pacotes Synaptic (Sistema / Administração). Lembre de antes clicar no botão recarregar para atualizar os repositórios.
Depois de instalados os pacotes, agora você deve configurar o utilitário indo no menu Sistema -> Administração -> Ferramentas de Configuração NTFS. Digite sua senha e depois escolha as partições que quer e na tela seguinte deixe a opção “Ativar suporte a escrita para dispositivo interno” marcada.
Pronto. Agora é só reiniciar o sistema.
1 Trackback or Pingback for this entry
janeiro 8th, 2011 on 11:21
[…] Abra o Terminal (Aplicativos / Acessórios) , e digite o seguinte ? […]