Hoje eu me senti como em Corra Lola, Corra. Com exceção dos três finais diferentes, houveram bastantes semelhanças.
Lá vou eu pagar um boleto pelo internet banking do Itaú, como faço desde que sou cliente. Acesso o site quande, de repente, aparece uma mensagem: é necessário instalar o Guardião Itaú para fazer pagamentos. Logo pensei: vai dar merda.
Eram 21:15 do último dia para o pagamento do boleto e os bancos brasileiros geralmente não lembram das pessoas que não usam Windows. Como eu uso Linux (Ubuntu), imaginei a dor de cabeça que teria. Se não pagasse hoje, perderia o desconto de quase R$40.
Instalei o dito programa (complemento do Firefox) como informado, reiniciei e nada. Re-instalei: nada. Resolvi abrir uma máquina virtual do XP que tenho instalada para situações inusitadas: a mesma coisa.
Olhei para o relógio: 21:35.
Dá tempo de pegar a bicicleta, chegar no Itaú mais próximo, e pagar a conta antes das 22 horas (quando fecha o banco). A agência fica a mais ou menos 1km da minha casa. Peguei a bicicleta, botei Guns N' Roses no Mp3 Player (pra dar energia!) e fui pro banco. Quando chego na agência, o que percebo? Estou sem o cartão!
Conferi novamente nos bolsos pra ter certeza, subi na bicicleta e fui em direção à minha casa.
Tinha que chegar a tempo de pegar o cartão, e digitar minha senha no caixa eletrônico antes das 22 horas!
Vi um sinal verde à minha frente e logo pense: vou pedalar mais forte pra conseguir passar no sinal verde – já que no vermelho demorar uns 5 minutos (que eu não tinha) pra abrir.
A corrente da bicicleta caiu.
Só pode ser sacanagem.
[…]
Coloquei a corrente e fui pra casa com a mão toda cheia de graxa. Peguei o cartão e voltei pedalando, quando no caminho:
A corrente cai novamente.
Respirei fundo e consegui chegar no banco faltando 8 minutos. Pra não dizer que já tava acabado, a porta do banco (que abre com o cartão) não queria abrir. Tive que passar o cartão umas dez vezes (sem exagero) pra ela abrir!
Mas abriu. Consegui pagar minha conta. Coloquei Peter Tosh no Mp3 Player e voltei tranquilo. 🙂
Tudo bem que Corra Lola, Corra tem uma trama bem mais dramática. Mas pra uma noite de quarta-feira em Aracaju, até que foi razoável! 😛
Baseado em fatos reais.
PS: Quando cheguei em casa, 30 minutos antes de escrever esse artigo, pesquisei no Google e encontrei um complemento do Firefox que burla o Guardião Itaú e programas bugados (similares) de outros bancos. Peço encarecidamente ao pessoal do Itaú que tenha um pouco mais de atenção com seus clientes para evitar situações complicadas como a descrita acima.
fevereiro 29th, 2012 on 23:48
jurava que hje era terça o.O huaauahuauh
março 1st, 2012 on 00:27
Passos, que história engraçada! Parece filme mesmo HAHAHAHAHAAH ainda bem que deu pra pagar o boleto…
março 1st, 2012 on 01:55
fala thiago é matheus irmao de david. rapaz pior que o Itaú respondeu uma reclamação de um dos usuários do fórum do Mandriva Linux, que acompanho, dizendo que usuários Mac e Linux só precisam estar com o java atualizado pra poder instalar o troço. vc usa open-jdk + plugin iced tea ou o java da oracle? abraço!
março 1st, 2012 on 07:06
Eu utilizo o open-jdk mesmo. Li num fórum que aparentemente era um bug, porque ele só cobrava isso pra Windows e de repente passou a cobrar pra Linux. A sugestão do fórum foi um armegue (que é o plugin que sugeri no final). O que o plugin faz é alterar a informação enviada pelo navegador para o site. Isso faz o site “pensar” que você está utilizando outro sistema operacional (no caso, Mac).
Bem. É um armegue. Mas funcionou e não precisa nem reiniciar o firefox.
Achei esse artigo aqui também: http://www.vivaolinux.com.br/dica/Guardiao-Itau-30-horas-no-Google-Chrome
Se você puder, poste o link do tópico do fórum… 🙂
março 1st, 2012 on 07:26
Muito bom. Você deve ter se sentido muito mais vivo depois dessa. Adrenalina >D
E limpou as mãos sujas de graxa antes de tocar na porta da agência, botões, etc.? Afinal de contas o banco não tem culpa de nada… ok parei
março 1st, 2012 on 07:45
Tiago, que história heim!!! rsrsrsr
Pense que eu dei muita risada aqui rsrsrsr
março 1st, 2012 on 08:43
Num sei o que é pior você andar de bike todo dia e deixar a corrente folgada ou ir pro banco pra pagar uma conta com o cartão e esquecer o cartão! O cara lembra de levar o mp3 e esquece de levar o cartão! Só Passos mesmo.
Mas a vida só presta assim, com emoção! kkk Abrs
março 12th, 2012 on 20:08
kkkkkkkkk
A corrente só solta quando ando rápido, se andar normal não solta, então nem faz diferença geralmente. 😛
E pegar o Mp3 quando vou pedalar é automático 😛
março 1st, 2012 on 08:49
HAHAHA owww tadinho :*
março 1st, 2012 on 11:50
kkkk velho… eskecer o cartão é frequente de mais na minha vida… vontade louca de se matar nessa hora…
março 1st, 2012 on 22:49
Esse ITAU…. é impressionante o amadorismo deles. Forçar a utilização de um programa que só funciona em Windows ? Lamentável.
março 2nd, 2012 on 22:55
Velho… uma correria dessa, umas três vezes por semana e a pessoa fica em forma 😉
março 3rd, 2012 on 01:16
Hehheehe. Se fosse fácil não tinah graça, nem história 😀
novembro 17th, 2013 on 19:09
Infelizmente, isto é coisa de mentes limitadas, como o de alguns bancos, que acham que os usuários só usam windows e só sabem apertar botão de ok. Enquanto não perceberem que existem outros usuários isto vai acontecer sempre.
dezembro 10th, 2013 on 15:46
Eraldo,
felizmente algum tempo depois o Internet Banking voltou a funcionar normalmente no Linux. Acredito que pode ter sido uma atualização com algum erro que ocasionou o problema.