O Eclipse é uma das IDE’s de desenvolvimento mais utilizadas atualmente. É desenvolvido em software livre, e dá suporte a algumas das principais linguagens de programação utilizadas atualmente, como Java, PHP, C e C++. Está disponível para Linux, Windows e Mac OS X, nas versões de 32 e 64 bits.
Uma coisa interessante sobre o Eclipse é que ele é extremamente personalizável. Você pode utilizar um dos pacotes disponibilizados, ou se quiser pode montar o seu (e até lançar sua própria IDE!). Ele também é portable, ou seja, não precisa de instalação. Basta extrair os arquivos na pasta e rodar o programa.
Existem várias versões do Eclipse. As que estão disponíveis atualmente são: Helios, Galileo, Ganymede, Europa, Callisto, 3.0 e 3.1, e na hora de baixar pode bater a dúvida: qual versão devo utilizar?
A resposta é bem simples: você deve usar a Helios, a menos que tenha um motivo muito bom pra usar outra. Por quê? Porque a Helios é a mais nova de todas.
Na verdade, esses nomes são apenas “codinomes” para as versões, que são lançadas todos anos no mês de Junho. A próxima será lançada esse ano e se chamará Indigo. Veja aqui o que corresponde a cada uma:
- 3.0 – sem codinome – lançado em 28 de Junho de 2004
- 3.1 – sem codinome – lançado em28 de Junho de 2005
- 3.2 – Callisto – lançado em 30 de Junho de 2006
- 3.3 – Europa – lançado em 29 de Junho de 2007
- 3.4 – Ganymede – lançado em 25 de Junho de 2008
- 3.5 – Galileo – lançado em 24 de Junho de 2009
- 3.6 – Helios – lançado em 23 de Junho de 2010
- 3.7 – Indigo – lançadamento previsto para 28 de Junho de 2011
Mas o que significa cada codinome desses?
- Callisto – Lua de Jupiter;
- Europa – Lua de Jupiter;
- Ganymede – Lua de Jupiter;
- Galileo – Conjunto de quatro luas de Jupiter descobertas por Galileu Galilei. Callisto, Europa e Ganymede estão entre elas;
- Helios – Personificação do Sol na mitologia grega;
- Indigo – Cor entre azul e violeta.
Além disso, existem vários pacotes disponíveis. Esses pacotes são apenas para facilitar a nossa vida. O pacote que você vai usar depende de em qual linguagem pretende programar. São eles: Java, Java EE, C/C++, C/C++ Linux, RCP/Plugin, Modeling, Reporting, PHP, Pulsar, SOA, Javascript e Classic. Veja aqui:
Se você programa em Java, é mais interessante usar a “Eclipse IDE for Java EE Developers” (JEE), que é mais completa. Tem também a Eclipse IDE for “Java and Report Developers” (Reporting), que tem a mesma coisa, além do Birt, que é usado para desenvolver relatórios.
março 24th, 2011 on 14:11
Cara, o Eclipse não é uma IDE, é uma plataforma de aplicações, a maioria voltada para o ciclo de vida de projetos de software, sendo algumas de testes, algumas de gerência, etc..
Vc acabou citando apenas as diferenças entre as IDE’s para Eclipse.
Além disso, há mudanças arquiteturais nestas versões que tornam mais fáceis as instalações e desinstalações de plugins e extensões distribuídas como OSGi bundles graças à utilização do Eclipse Equinox para modularização da arquitetura da plataforma (p2), tornando-a mais leve já que grande parte dos componentes é carregada apenas on demand*. Acho que este foi o maior ganho até agora nas versões mais novas (não lembro em qual foi introduzida).
*obs: A mesma coisa foi feita com a maioria dos application servers (incluíndo JBoss, que a partir do 5 carrega o microcontainer JMX como legado) e está acontecendo com o Java 7, com o projeto jigsaw (razão do atraso na liberação – o Java 7 não vai utilizar OSGi mas vai ser bem partecido).
agosto 1st, 2012 on 10:38
Cara… esse é um perfeito exemplo de inutilidade. O post tá bem feito e o texto foi colocado de uma forma bem acessível pra qualquer usuário leigo que queira se aventurar na linguagem.
Ai vem um cara com uma crítica extremamente imbecil e começa a falar um monte de termos técnicos que provavelmente nem ele mesmo sabe o que querem dizer, só com a finalidade de se autopromover e dizer que tem um nível de conhecimento maior que o dos outros.
Na minha opinião se tiver alguma coisa de relmente construtiva para falar então fale, senãoé melhor ficar na sua!
agosto 18th, 2012 on 16:28
Alverlan, sua resposta foi tão boa quanto o próprio post! Vc tb está de parabéns!
outubro 29th, 2012 on 19:53
Alverlan, perfeito. Acho que o Peter, antes de postar, deveria verificar o público e se posicionar de acordo.
Eu mesmo uso bastante o Eclipse e aos poucos vou descobrindo coisas que ele suporta. Mas a princípio preciso dessas informações passadas pelo blog.
Tiago, muito obrigado, excelente! Se parar para pensar bem, se vc trabalha só como editor, compilador e depurador, pode-se dizer que é IDE :-D. Se caso eu estiver correto, então já usei como apenas uma IDE, rs.
janeiro 24th, 2013 on 19:30
Deixem o Peter postar seus comentários, eu achei interessante, qual o problema de se postar informações de outro nível?? Todo tipo de pessoa pode visitar este site…
março 30th, 2011 on 18:57
Bom post, eu sempre tive dúvidas e não imaginava que era algo tão simples.
Parabéns.
março 30th, 2011 on 23:12
Muita gente tem essa dúvida. Valeu pela visita 🙂
outubro 18th, 2011 on 13:28
Parabéns, ótimo post.
Nunca soube qual era a diferença entre os diversos nomes do Eclipse.
Muito legal, tá arquivado.
outubro 26th, 2011 on 15:23
Para uma dúvida inicial, simplesmente esclarecedor.
Fica a sugestão de criar um novo post com informações mais profundas como as que o Peter citou.
Parabéns.
dezembro 3rd, 2011 on 18:07
Show!!!Valew!!!
abril 2nd, 2012 on 18:50
Agora tudo faz sentido!!! Valeuz!
julho 29th, 2012 on 14:57
Muito bom este post! Foi muito esclarecedor e na verdade poucas pessoas conhecem o assunto. Parabéns!
agosto 25th, 2012 on 13:47
Muito esclarecedor! Claro preciso e principalmente conciso!
outubro 9th, 2012 on 18:14
Excelente post. Me esclareceu muito!
março 14th, 2013 on 18:57
Muito bom o post, parabéns!
abril 23rd, 2013 on 17:28
Parabéns pelo post. Tinha a mesma dúvida. Peter parabéns também, mas o eclipse realmente é mais conhecido com uma IDE, essa visão de plataforma depende muito do profissional que vai atuar na IDE. A maioria que utiliza o Eclipse e desenvolvedor isso é fato. Abraço a todos.
agosto 15th, 2013 on 12:25
A minha visão é que o Eclipse é um Ambiente de Desenvolvimento Integrado (acrônimo em inglês: IDE) bastante eclético e fléxivel mas o que não lhe confere o título de Plataforma de Aplicações. No mundo Microsoft, por exemplo, o Windows Server seria a “peça” principal da plataforma Microsoft que é composta por outras “peças” como o SQL Server, IIS, SharePoint, o Exchange, o framework .NET, etc. O Visual Studio não é uma plataforma de aplicações porque integra em um mesmo ambiente de desenvolvimento o repositorio (TFS), o banco (SQL Server) entre outros recursos, mas sim uma ferramenta de desenvolvimento da plataforma de aplicações Microsoft.
janeiro 30th, 2015 on 09:18
O post está ótimo. Tira a dúvida de quem precisa.
Parabéns aos sabichões que vieram discutir “dúvidas existenciais” nos comentários, vocês conseguiram meu certificado de babacas.
junho 29th, 2017 on 17:37
O engraçado é que está cheio de cara aqui que não sabe nem o que fala e fica criticando o post do tiago kkkk
“eclipse não é uma IDE” kkkkkkkkkkk não me faça rirrrrrrrr! eclipese é uma IDE sim meu amigo;
O Eclipse é uma IDE (integrated development environment). Diferente de uma RAD, onde o objetivo é desenvolver o mais rápido possível através do arrastar-e-soltar do mouse, onde montanhas de código são gerados em background, uma IDE te auxilia no desenvolvimento, evitando se intrometer e fazer muita mágica.
O Eclipse é a IDE líder de mercado. Formada por um consórcio liderado pela IBM, possui seu código livre. A última versão é a 4.
Só uma coisa meus queridos, antes de falar alguma coisa vamos fazer uma leve pesquisa, pois sair criticando o trabalho das pessoas é muito fácil.
A área de T.I. é muito boa, o que mata é esses caras quem pensão que sabem de tudo e acabam pecando pela sua arrogância, nós sempre temos algo a aprender em tudo o que fizermos, humildade em primeiro lugar.
Você que esta começando, estude estude e estude. Não desista dos desafios nada melhor do que superá-los.
julho 26th, 2018 on 17:13
Valeu por me ajudar a entender sobre os pacotes diferentes do eclipse 🙂
junho 15th, 2021 on 20:13
Exelente post, bem esclarecerdor.
Exclipse sempre foi e será uma IDE, quando fiz a facul aprendi java na versão europa, acho que a grande novidade veio a com a versão neon em 2016 e claro com a implementaçào manven para instalação/atualização de libs.