Dessa vez os caras passaram dos limites. A coisa está ficando cada vez mais escancarada.
Acho que muitos já cansaram de ler sobre como o Google não respeita a privacidade dos usuários, de como ele mesmo afirma utilizar as informações das contas de e-mails dos usuários etc, etc, etc. Mas com o lançamento do Google Drive (o novo serviço do Google, similar ao Dropbox), parece que as coisas fugiram do controle.
Acontece que na licença de utilização do serviço o Google – como já era de se imaginar – informa que não há garantia nenhuma ao serviço, ou seja, se ele parar de funcionar é problema seu.
Até aí tudo bem. Apesar de eu achar ridículo uma empresa se propor a oferecer um serviço – mesmo que gratuito – e não dar garantia de nada, existem muitas empresas que fazem isso. Mas a coisa começa a ficar feia de verdade neAsse trecho da licença:
Quando carrega ou, de alguma forma, envia conteúdo para os nossos Serviços, está a conceder à Google (e àqueles com quem trabalhamos) uma licença internacional para utilizar, alojar, armazenar, reproduzir, modificar, criar trabalhos derivados (como os decorrentes de traduções, adaptações ou outras alterações que efetuarmos para que o conteúdo funcione melhor com os nossos Serviços), comunicar, publicar, executar e apresentar publicamente, bem como distribuir o referido conteúdo. Os direitos que o utilizador concede ao abrigo desta licença serão utilizados apenas para operar, promover e aperfeiçoar os nossos Serviços, assim como desenvolver novos serviços. Esta licença permanece em vigor mesmo que o utilizador deixe de utilizar os nossos Serviços (por exemplo, relativamente a uma ficha de empresa que o utilizador tenha adicionado ao Google Maps).
Trocando em miúdos: suas fotos pessoais, a música que você compôs, o vídeo que você fez, ou seja, tudo o que você porventura colocar no Google Drive, passa a ser propriedade do Google. E ele pode utilizar como quizer e bem entender.
Leia aqui a licença na íntegra.
Veja aqui as diferenças entre as licenças do Google Drive e Dropbox (em inglês)
maio 7th, 2012 on 21:12
Fala seu merda!!!
Rapaz, já tinha tempo que eu não passava pelo seu blog. Mas hoje, tive mais um momento de crise com o Google e a sua mania de coletar as suas (nossas) informações e acabei caindo aqui.
Nesta crise nervosa, saí à procura (no bing, só de raiva) por um buscador que não armazenasse nenhuma informação do usuário. Eis que achei o maravilhoso duckduckgo.com. A política dos caras é o anonimato, sem tracks, sem propaganda, sem spam. Que beleza!!
Foi justamente aí que eu lembrei do seu blog. Achei este post falando do mesmo problema e aqui estou eu.
Enfim, se for de interesse, acho que merece uma postagem. Sei que existem outros sites iguais ao duckduckgo. Se achar algum, é só dizer!
A página com a política de privacidade deles é https://duckduckgo.com/privacy.html
A Google ainda vai ser fisgada pelo próprio anzol…
Falou!!
maio 8th, 2012 on 09:41
Com certeza. Já testei o DuckDuckGo e é bem interessante. Assim que tiver um tempo eu posto alguma coisa sobre 🙂
Seu bosta! 😛