Imagine que você acessa diariamente seu desktop, seu notebook, o computador da sua empresa e seu Smart Phone (iPhone, celular com Android ou BlackBerry) ou iPad. Organizar seus arquivos deve ser um problema, certo? Agora imagine que você está viajando e percebeu que precisa urgentemente de um arquivo que está no seu computador, em casa, mas não tem ninguém em casa. O que você faz?

Agora imagine uma terceira situação: deu problema em seu computador, e tinha um arquivo importantíssimo que estava só nele e você perdeu. Como se resolve isso?

O Dropbox é um sistema multi-plataforma (funciona em Linux, Windows, Mac, iPad e Smart Phones) e com ele você pode resolver todos esses problemas. Você pode deixar todos os seus arquivos na nuvem. Mas como funciona isso na prática?

Pra que o Dropbox funcione, você tem que instalar ele em cada computador ou Smart Phone que deseja ter os arquivos sincronizados. A partir do momento que você instala, uma pasta é criada com o nome de Dropbox. No Windows ela ficará na pasta Meus Documentos. No Linux, na sua pasta home.

A partir dalí, tudo que você jogar nessa pasta será mandado automaticamente para o servidor do Dropbox, e assim que esse arquivo tiver sido enviado, todos os outros dispositivos onde você instalou o Dropbox começarão a baixar esse arquivo. Tudo automaticamente. Legal né?

Dessa forma você tem seus arquivos importantes sempre compartilhados entre todos os seus dispositivos!

O serviço disponibiliza gratuitamente 2GB para você armzenar seus arquivos, mas se você precisar de mais espaço, existem contas pagas de 50GB e 100GB. Mas tem um presentinho do Dropbox pra você!

Quando você se inscreve, você recebe um link que pode enviar para seus amigos. Cada vez que alguem se inscreve e começa a usar o Dropbox através desse link, você ganha 250MB. Sua conta pode ficar com até 10GB! Se inscrevendo por esse link, você já ganha 250MB.

Informação adicionada em 06/06/2011: Depois de utilizar o Dropbox por alguns anos, hoje estou utilizando o SpiderOak.com. Clique aqui e saiba o motivo. Se mesmo assim você quer usar o Dropbox, siga os passos abaixo para criar sua conta.

Abaixo vou mostrar telas de como se inscrever no Dropbox. Se você não tem dificuldades com inglês, o site é bastante intuitivo. Basta clicar aqui.

 

Se você se interessou pela receita de bolo de caneca que eu esqueci de tirar da minha barra de favoritos antes de tirar os prints da tela, ela tá aqui: http://comidinhasdamiss.blogspot.com/2008/01/bolo-da-caneca-3-minutos.html :P