Atualizado em 15/03/2016

Quase todo programador web que programa em PHP com banco de dados MySQL precisa desses softwares funcionando localmente (em sua máquina), seja para fazer testes, ou para programar sistemas e sites. Vou mostrar como instalar esses dois servidores, além do Apache, que é o servidor web, e é necessário para que o PHP funcione. 1. Abra o Terminal (Aplicativos/Acessórios/Terminal) 2. Digite o seguinte código no terminal:

sudo apt-get install apache2

3. O Terminal vai perguntar sua senha. Digite ela, e depois aperte enter. 4. Para testar o Apache, acesse o seguinte endereço a partir do seu navegador: http://localhost/. Se aparecer "It Works!", quer dizer que o Apache foi instalado com sucesso. 5. Para instalar o PHP, digite novamente no Terminal:

sudo apt-get install php5 libapache2-mod-php5

6. É necessário reiniciar o Apache. Digite no Terminal:

sudo /etc/init.d/apache2 restart

7. Para testar o Servidor PHP, crie um arquivo chamado teste.php em /var/www com o conteúdo abaixo:

<?php phpinfo(); ?>

8. Acesse o endereço: http://localhost/teste.php . Se tudo estiver OK, irão aparecer informações sobre seu computador, o Apache e o PHP. 9. Para instalar o MySQL,  digite o seguinte no Terminal:

sudo apt-get install mysql-server

10 Vai aparecer uma tela soliicitando que você digite a senha de root, que é a senha de administrador do banco de dados. Você pode deixar em branco – se tiver medo de esquecer 😛 – mas é altamente recomendável que você defina uma. 11. Agora você deve instalar o PHPMyAdmin, que é uma aplicativo web que ajuda a administrar bancos de dados MySQL. Digite no terminal:

sudo apt-get install libapache2-mod-auth-mysql php5-mysql phpmyadmin

12. Escolha o apache2 para configurar automaticamente. 13.  O sistema vai pergunta se você quer configurar banco de dados para phpmyadmin com dbconfig-common. Escolha "Sim". Depois digite a senha do banco que você escolheu antes, e escolha uma senha para a base do PHPMyAdmin (pode ser a mesma do MySQL). PARABÉNS! Se você conseguiu completar todos os passos, instalou o Apache, o MySQL, o PHP e o PHPMyAdmin no seu computador. Todos os arquivos devem ser armazenados em /var/www. O PHPMyAdmin pode ser acessado através do endereço http://localhost/phpmyadmin

Atualização em 15/03/2016

Seis anos depois e esse post continua útil :P. Acabei de usá-lo novamente, mas tive um pequeno problema no final. Depois de instalar o PHPMyAdmin, ele não abria pelo navegador. Se isso acontecer com você no Ubuntu 14.04 em diante ou no Linux Mint 17 (onde testei) em diante, basta criar um link apontando para o PHPMyAdmin:

sudo ln -s /usr/share/phpmyadmin /var/www/html

Fonte: http://askubuntu.com/questions/387062/how-to-solve-the-phpmyadmin-not-found-issue-after-upgrading-php-and-apache