O Brasil é um país bastante violento. Roubos e furtos são uma preocupação constante para parte considerável dos brasileiros – pelo menos para os que não vivem em uma redoma. Às vezes guardamos dinheiro por vários meses ou pagamos parcelas por muito tempo para conseguir comprar um notebook ou smartphone, mas aparece um engraçadinho para furtá-lo ou roubá-lo. O Prey é um software (livre) que pode te ajudar a encontrar o ladrão, recuperar seu notebook ou smartphone, e entregá-lo à polícia.

Baixe o Prey aqui.

Funciona da seguinte forma:

  1. Você instala um programa pequeninho. Esse programa funciona em Windows, Linux e Mac OS X. Além de funcionar em alguns Smartphones. Ele é grátis e livre!
  2. Depois de instalado, pelo próprio programa você pode criar uma conta e é com ela que você vai cadastrar seus aparelhos. Você pode cadastrar até 3 computadores ou smartphones. Vá até seu e-mail e confirme a criação da conta, assim que você terminar de se inscrever.
  3. Logue na conta. Agora você tem controle sobre seu computador. Através do site do Prey, você pode configurar para que o programa envie de tempos em tempos (o padrão é 20 minutos, mas você pode configurar isso) relatórios de uso do seu aparelho. Os relatórios só são enviados quando você marca o aparelho como desaparecido (missing).
  4. A partir de agora você vai ter várias opções, entre elas:
  • Capturar fotos da webcam;
  • Capturar fotos da tela;
  • Enviar uma mensagem de alerta personalizada para o ladrão, que aparecerá na tela do computador;
  • Bloquear o computador – essa não é tão eficiente, pois o ladrão pode formatar o computador;
  • Limpar as informações pessoais, como senhas;
  • Tocar um alarme barulhento, caso você ache que o aparelho ainda está por perto.

É isso. Não é bom ter nada roubado, mas se houver algo que nos ajude a encontrar, é bastante interessante.

Se gostou do artigo, mostre a seus amigos!