O Projeto Libcdr agora permite ler e converter para SVG (formato livre) arquivos de todas as versões do Corel Draw. O libcdr fez algo que nem a Corel foi capaz.
A biblioteca agora é capaz de ler arquivos CDR de todas as versões – da 1 à 16. As versões mais antigas do Corel – codinome Waldo – usavam um sistema de arquivos que não têm nada a ver com as versões atuais para armazenar os arquivos CDR. Era 1987, quando os sistemas ainda eram de 16 bits.
Em 1992 a Corel lançou o Corel Draw 3, que criava arquivos baseados no padrão RIFF. A versão 5 foi a última a ler os arquivos gerados na versão 1 e 2, e só podia gravar nas versões 3 e 4 (além da 5).
O Waldo estava enterrado. Até agora.
Pronto para uma viagem no tempo? Fridrich Strba, o desenvolvedor principal do libcdr, liberou um screenshot do Corel DRAW 2:
Agora veja essa mesma imagem convertida em SVG
Isso só serve para confirmar, mais uma vez, a importância de armazenar arquivos em formatos livres. Os próprios "fabricantes" de software negligenciam as versões antigas de seus formatos, o que faz com que, muitas vezes, dados importantíssimos sejam perdidos.
Tradução livre do artigo: Libcdr resurrects Waldo, gets basic spot colors support
setembro 17th, 2012 on 17:24
Pq nao fazem abrir um arquivo de gente tipo illustrator, corel e muitoooooo amador mue caro!