Boa parte dos fabricantes de alimentos roubam a gente o tempo inteiro, sem que a gente perceba. Pra perceber isso é fácil, basta começar a olhar os ingredientes dos produtos que você come. A ordem que eles aparecem na lista é decrescente, ou seja, o que aparece primeiro, é o que tem mais. Simples assim.
- Nas latas de achocolatado. O primeiro ingrediente é açúcar. Mas não é achocolatado? Tudo bem ter outros ingredientes, mas ao meu ver, o cacau deveria ser o primeiro! Por que eles fazem isso? Cacau em pó custa R$10/kg e Açúcar R$2/kg. Parei de comprar achocolatado e comecei a comprar cacau em lojas de produtos naturais.
- No pão integral. É raríssimo ele ser integral de verdade. Pra ser integral, teria que ter apenas farinha integral, ou então não é integral! Acontece que a maioria deles tem as duas farinhas. E alguns deles nem tem farinha integral! Absurdo! Aqui em Sergipe somente dois tipos de pão realmente integrais são vendidos, ambos da mesma marca, que não me lembro o nome, mas um deles é o de linhaça (embalagem amarela) e o outro 12 grãos (embalagem lilás).
- Na barra de cereal (ou seria barrinha de açúcar?). Também boa parte delas têm algum tipo de açúcar como o primeiro ingrediente, seja como açúcar mesmo ou glicose, glucose, maltodextrina, amido de milho, e por aí vai. Tem algumas marcas que vale a pena comprar (dá trabalho pra achar, mas acha!), mas é bem raro. É melhor comer uma banana, que já vem em embalagem biodegradável, é muito mais saudável, e mais barata :P. Veja esse vídeos e entenda o que estou falando: Barrinhas de açúcar (barras de cereal que na verdade são guloseimas disfarçadas). Aprenda a fazer as suas próprias barrinhas!
- Café. Existem marcas de café solúvel que usam a mesma lógica do achocolatado pra baixar o custo. Misturam café com açúcar (que é muito mais barato). Então não deixe de olhar os ingredientes!
- Leite em pó. Leite é leite e pronto. Não tem que misturar nada. Mas várias marcas misturam vários ingredientes pelos mais diversos motivos. Eu só compro a marca que tem como o único ingrediente o Leite. Ainda tem outra coisa que é o composto lácteo, que é vendido junto com as marcas de leite e pode até passar batido, mas não é leite (pode ter apenas 51% de leite)! É uma mistura com vários ingredientes, e que parece leite. Entenda a diferença entre Leite X Composto Lácteo.
Tem gente que não liga pra o que come, o que eu acho um absurdo, praticamente auto-destruição. Não to dizendo que é pra ficar obcecado com isso e só comer coisas 100% saudáveis. Mas você tem que, no mínimo, saber o que está comendo.
Tem países que as marcas nem são obrigadas a colocar os ingredientes nos produtos, e aqui no Brasil elas são. Então vamos aproveitar. 🙂
março 25th, 2014 on 19:12
legal seu artigo e tenho alguns comentários a fazer…
sobre o leite: https://www.youtube.com/watch?v=NYOeGQY0p98
essa jornalista faz uns videos bacanas tbm sobre o que é pão integral… porém… eu tenho outra conceituação já sobre isso, que não existe farinha integral e que farinha de trigo em geral também chamo de cola-tripa e que é um dos males alimentares atuais… tem um tipo de pão chamado “pão cru” que é totamente integral feito da semente de trigo germinada, ou seja, uma bomba de nutrientes mil vezes melhor do que qualquer pão que se encontre por aí… mas só da pra fazer em casa e comer logo…
ja fiz algumas vezes e ficou bom… mas demorei um pouco pra pegar o ponto…
eis um video com um dos maiores divulgadores do crudivorismo no brasil ensinando: https://www.youtube.com/watch?v=z6yQl2n5mE4
mas essa é uma idéia bacana pra todos, se ligar nos ingredientes e saber que é importante evitar as farinhas (que é açucar depois de digerido), o açucar, o sal e gordura…
enfim… continuo estudando e experimentando algumas coisas, por sinal quero fazer meu niver dia 5 de abril e vou tentar fazer algumas coisas cruas, apareçam 🙂
não sei se vcs viram isso no globo reporter mas é interessante: saúde frugal