Sabe quando você tem um monte de trabalho pra fazer – seja literalmente do seu trabalho (emprego) ou algo que você está querendo fazer, como estudar pra passar em um concurso – e de repente qualquer coisa (QUALQUER COISA) fica mil vezes mais interessante que o que você deveria fazer?

Talvez você seja um procrastinador.

Muitas pessoas passam a vida assim, e sem saber direito do que se trata. Eu conheço várias pessoas que durante a faculdade só estudavam na madrugada anterior às provas e se acostumaram a viver dessa forma. Muitos acham que essa é única forma de "estudar" que funciona pra elas. Só que isso não é saudável. Nem produtivo.

Você pode ter passado seus anos de faculdade assim e até ter se formado. Mas no fundo pode ser também que você ache que poderia ter feito melhor.

Eu não me considero um procrastinador, mas com certeza já passei por vários momentos de procrastinação. Acho momento mais alto foi quando eu estava estudando de madrugada e bateu uma vontade irresistível de lavar roupa. Lavar roupa! Eu odeio lavar roupa.

Mas procrastinação é isso (y otras cositas más, claro).

Mas meu objetivo aqui não é escrever sobre procrastinação, e sim recomendar uma série de três artigos fantásticos sobre procrastinação. Mesmo que você não se ache um procrastinador, recomendo bastante a leitura, pois pode lhe ajudar a identificar (e evitar) momentos e comportamentos prejudiciais.

Os artigos: