Existem várias ferramentas no mercado (muitas delas gratuitas) que podem fazer a medição da velocidade de carregamento do seu site. Mas a maioria delas tem um problema: utilizam a sua conexão para fazer essa medição.

Como a gente sabe, a internet no Brasil, na grande maioria das vezes não é a coisa mais perfeita do mundo, então essa medição pode sofrer interferências, informando um resultado não tão preciso.

Pra resolver esse problema surgiu o Pagetest. Com essa ferramenta você pode informar a URL do site que deseja medir o desempenho e ele te entregará um relatório com todos os dados da medição, pontos que você pode melhorar (compressão de imagens, compressão de texto, cache etc.) e o tempo de carregamento na primeira e na segunda vez que o site é visualizado.

Além disso existe uma opção de comparação visual que você pode fazer entre dois sites. Nessa comparação a ferramenta irá mostrar segundo a segundo o carregamento da página, através de screenshots (imagens do monitor) e você poderá ter uma outra perspectiva sobre o site.

Como se não bastasse, você ainda pode escolher entre alguns links localizados em lugares diferentes para que sua medição seja mais precisa, e se quizer, até definir a velocidade de download e upload desejada – o padrão é 1.5Mbps de download, mas você pode escolher uma velocidade inferior como 300Kbps por exemplo.