Já é do conhecimento de muita gente que a legislação que regula internet banda larga (Velox, Speedy etc.) obriga o provedor a fornecer apenas 10% da banda contratada, ou seja, se você paga por uma conexão de 10 Mbps (Megabits por segundo), poderá estar recebendo apenas 1 Mbps. É óbvio que é uma regra ridícula, que favorece apenas as empresas de telecomunicação, como Oi e Telefônica. Mas muita gente se confunde na hora de fazer as contas com diferentes medidas.
Por exemplo: a velocidade de um Velox de 5 Mega é Medida em Megabits por segundo. Quando você faz um download, por exemplo no Firefox, o valor que aparece lá é em Megabytes por segundo.
Isso acontece porque tráfego na rede é medido em Megabits, e tamanho de arquivo é medido em Megabytes. Provavelmente você sabe que 1 Megabyte corresponde a 8 Megabits (se não sabe, fica sabendo agora :P). Então fazendo a continha 5 Megabits / 8 = 625 Kilobytes.
Seu download, se o servidor for bom, seria próximo a 625KB/s. Como existe uma perda natural graças à resistência da fiação, você vai baixar a um valor um pouco menor que isso. Geralmente em torno de 550KB/s. Isso quer dizer que a Oi te fornece através do Velox uma conexão em torno de 80% a 90% do contratado.
Pra que você conseguisse fazer o download a 625KB/s, além de fazer download a partir de um servidor muito bom, você precisaria de uma conexão com fibra ótica – já que fibra ótica, teoricamente, não tem resistência – até o seu PC.
Mas lembre-se que servidores de fora costumam ter uma perda maior que em servidores dentro do Brasil. Por isso é importante fazer o download de um servidor do Brasil, quando houver essa opção. Arquivos baixados via Torrent precisam ter muitos seeders (pessoas com o arquivo completo) para que você consiga baixar na velocidade máxima. Geralmente também demora um pouco até que você consiga se conectar a todos os seeders e baixar a velocidade máxima.
Servidores de armazenamento de arquivo como Rapidshare, 4shared e uploaded.to geralmente limitam o download gratuito a 100KB/s, ou seja, não vai fazer diferença se você tem uma conexão de 1 Mega ou 10 Mega. Em ambos os casos, seu download será feito a 100KB/s.
Só pra deixar claro: não estou defendendo nenhuma operadora de telefone. Só tentei exclarecer porque muita gente se confunde nesse assunto. Mas se você tem uma conexão de 1 Mega e baixa a menos de 100KB/s (de um servidor bom), realmente tem alguma coisa errada. Se você quizer testar a sua velocidade, pode fazer isso a partir dos mirrors da UFPR, que costumam ser muito bons: http://ubuntu.c3sl.ufpr.br/releases/precise/.
junho 6th, 2012 on 21:17
valeu gostei da explicaçao
julho 13th, 2012 on 22:26
eu acho isso uma propanganda enganosa pq nos comerciais não é completamente explicado se é megabits ou megabytes eles escrevem apenas no intuito da pessoa aderir ao plano de internet e depois quando a pessoa adere ela é totalmente enganada igualzinho a minha mãe
setembro 11th, 2012 on 16:20
Sinto muito, mas isso é pro pessoal aprender um pouco de informática. É claro que as empresas vão sempre mostrar o rótulo mais positivo de um produto. Assim, em vez de ± 550KB/s, é melhor anunciar como 5MB.
Em vez de R$100,00, melhor R$99,90.
Se querem diminuir o estoque, as lojas inventam que determinados produtos estão em promoção. Vc procura em outra loja o mesmo produto e vê que aquele é o preço normal.
Um lojista não se preocupa no bem-estar do cliente. Então é claro que ele vai incentivar que compremos alguma coisa só porque é mais novo e melhor. Usam e abusam desses termos genéricos e abstratos, como “última geração”, “melhor” etc.
Ninguém precisa de um ipad ou um iphone, até mesmo pelo preço que é absurdo, mas o marketing faz com que as pessoas acreditam que o produto é necessário.
O marketing se baseia em iludir as pessoas pra assim lucrar.
abril 20th, 2013 on 18:00
Interessante o esclarecimento, mas não justifica. Depois, quando alguém, sacudo, que já não é o meu caso, pega em armas e sai matando f.d.p. por aí, o cara é rotulado de psicopata, louco, terrorista, etc.
Nos meus 72 anos, já estou cansado de ver roubos descarados como esse e sob o amparo da “lei”.
Nossos representantes não representam nada a não ser a si mesmos e à sua curriola.
E viva a democracia. Se fosse bom não começava com demo. Governo do povo ou do capeta?
abril 23rd, 2013 on 10:49
isso aí!
abril 23rd, 2013 on 10:49
Concordo plenamente com o Roberto! É preciso uma revolução para mudar tudo!