Você sabia que pode solicitar o reembolso do Windows que vem instalado em um notebook que você comprar, caso não deseje utlizá-lo? O Windows é um produto individual (já que pode ser comprado separadamente), e quando ele veio instalado no notebook que você comprou, é considerado venda casada, que é quando você é obrigado a levar um produto ao comprar o que lhe interessa (imagine que toda vez que você fosse na padaria comprar pão, fosse obrigado a levar junto um chocolate "de graça").
Muitos fornecedores dizem que é brinde, mas não é. Você está pagando por isso. Aqui vou fazer um breve relato de como consegui o reembolso, de uma forma um pouco diferente do que li em outros relatos na internet.
Eu uso exclusivamente Linux em casa há uns 6 anos. Meu penúltimo notebook veio com Windows instalado, e eu sequer iniciei ele a primeira vez. Na época sabia que poderia solicitar a devolução, mas acabei deixando pra lá.
No fim do ano passado comprei um notebook novo (Um Dell, no Submarino. O Submarino é da empresa B2W, que também é dona do Shoptime e das Americanas.com) no Black Friday. Não tinha a opção de comprar sem Windows, e no site da Dell, que dá essa opção, era mais caro. Resolvi comprar e tentar o reembolso depois.
O notebook chegou e segui a orientação que vi em vários relatos: não ative o Windows (ou seja, começar a usar pela primeira vez). Você até pode ligar ele, mas quando chegar na hora de clicar no botão para aceitar os termos, você não deve clicar. Se fizer isso, o produto é ativado e a devolução fica impossibilitada.
Você NÃO DEVE clicar no botão ACEITO!
Também foram feitas sugestões de fotografar quando você tiver desembalando o produto, bem como as etiquetas de entrega que estiverem na caixa, e fotografar também as telas dos termos do Windows (como essa acima). Eu fiz isso, mas não foi necessário. Em todo caso, não custa nada fazer, para o caso de solicitarem as imagens.
Depois é hora de ligar para o lojista e solicitar a devolução. Se negarem, informe que você está amparado pelo código de defesa do consumidor, que proíbe venda casada. Provavelmente vão dizer que é brinde, mas insista. Se não tiver êxito, diga que vai entrar no Procon. Lembre de anotar o protocolo da ligação, além da data, hora e nome do atendente. Se a loja não fornecer protocolo, envie a solicitação por e-mail para que fique registrado (e guarde o e-mail, claro!).
Recomendo que ligue também para a Microsoft e o fabricante (no caso, a Dell). Eu não fiz isso, mas se tivesse feito, talvez tivesse encurtado a história (no final você vai saber o motivo).
No meu caso, teve um facilitador. O submarino enviou, na nota fiscal, discriminado o valor do softwares. Então já ficou claro que se tratava de venda casada.
Não obtive êxito junto à loja. Mas é importantíssimo que você reclame com a loja antes de seguir adiante. E isso deve ser feito o quanto antes. De preferência, dentro de 7 dias. Depos de reclamar à loja e não conseguir resolver, você te duas opções:
- Registrar uma reclamação contra a loja e a Microsoft (não esqueça da Microsoft!) no Procon.
- Ir ao juduciário (juizado especial). Se não souber onde fica, ligue para o Tribunal de Justiça do seu estado (normalmente no rodapé do site tem o telefone).
As duas opções são gratuitas e não é necessário advogado. Sugiro ir ao Procon primeiro, pois tende a ser mais simples pra resolver. Se não resolver, e você for ao judiciário, o juiz provavelmente irá ver com bons olhos o fato e você ter tentado todas as opções antes de judicializar.
Fui ao Procon, e o acordo que me foi oferecido pela B2W (Submarino) foi a devolução do notebook, e obviamente eu não aceitei, já que comprei numa promoção e não conseguiria comprar novamente pelo mesmo preço. A Microsoft não compareceu.
Decidi ir ao juizado especial, porém demorei algumas semanas pra fazer isso. Mas antes que eu desse entrada, meu telefone tocou:
– Alô, Tiago? Aqui é Fulana, advogada da Microsoft do Brasil. Estou ligando para oferecer uma acordo para que seja retirada a queixa no Procon.
– Certo… qual o acordo?
– R$350 (trezentos e cinquenta reais). Você aceita?
– Precisa de quê?
– Só do nome do seu banco, agência e conta corrente. O dinheiro cai em 15 dias.
– Tá bom… aceito
Dois dias depois cai o dinheiro na minha conta.
Se quiser saber mais sobre o Windows, procure por "Reembolso Windows" no Google. Tem vários e vários relatos explicando como fazer 😉
maio 16th, 2016 on 09:43
Excelente relato! Desconhecia este assunto. Agradeço imensamente por compartilhar sua experiência e o caminho percorrido para chegar até a solução. Parabéns.
novembro 12th, 2016 on 19:54
Valeu!! vou fazer o mesmo!
novembro 24th, 2016 on 18:08
Ótimo relato. complicado é demorar mais de 7 dias sem utilizar o notebook e caso tenha problema, devolver nesses 7 dias, sem ter que levar a assistência ou coisa do tipo.
Você ficou esse tempo todo sem utilizar o notebook?
dezembro 18th, 2016 on 12:02
Eu fiquei por precaução… Mas teoricamente não precisava. Basta formatar ele logo que comprar e não aceitar os termos.
julho 15th, 2017 on 23:55
Oi. Também sou usuário Windows a algum tempo. Tenho uma dúvida. Desde o Windows 8 a bios fica oculta e para a ativar é necessário dar um comando dentro do sistema. Já aconteceu de eu comprar um computador usado (venderam porque queimou o HD) e eu não tinha acesso a bios e acabei tendo que levar a uma assistência técnica para que ela fosse restaurada. A questão é: vou conseguir ter acesso a bios sem aceitar a licença no começo?
julho 24th, 2017 on 08:54
Opa Edinei, tudo bem?
Sim, pois a BIOS é um software independente (separado) do sistema operacional.
outubro 22nd, 2018 on 04:42
É só criar um Live USB do Ubuntu em modo Persistência e configurar o boot na BIOS para o Pendrive que vc consegue ir usando o note no modo Live sem perder as configurações e arquivos
Ou vc pode instalar o Linux em um HD Externo
maio 25th, 2018 on 10:46
Prezado Victor, Bom dia – Recebemos sua reclamação, e agradecemos o contato. Informamos que o procedimento denominado Venda Casada, é prática abusiva proibida por Lei, conforme art. 39, inc. I do Código de Defesa do Consumidor, que é o fornecedor de produtos ou serviços condicionar a aquisição de um produto ou serviço a outro produto ou serviço. No seu caso o senhor não precisou do sistema operacional, porém os demais compradores com certeza irão precisar para utilizar o equipamento que não funcionaria sem o mesmo. Assim no caso em questão não é caracterizada venda casada, pois tal produto já vem montado de fabrica pronto para uso e com o sistema operacional incluso, o lojista não pode violar o produto para retirar o sistema operacional, caso o consumidor não tenha interesse em adquirir o produto já montado, deve procurar lojas especializadas (que montam computadores) e encomendar o produto conforme deseja e sem o sistema operacional. Atenciosamente. Equipe PROCON Web.
junho 4th, 2018 on 11:30
Sugiro que mesmo assim registre a reclamação.
Se não resolver, em seguida você vai no juizado especial da sua cidade.
Sugiro fazer isso porque os juizes geralmente olham com bons olhos quando você tenta resolver de todas as formas antes de acionar o judiciário.
Mas você pode ir direto no judiciário se preferir. Esse tipo de ação não costuma demorar, e não precisa de advogado.
julho 13th, 2020 on 19:44
O Windows não é brinde! Prove que a Microsoft passou o sistema para a empresa de graça e eu me calo. Logo a empresa que monta esse equipamento, investindo no sistema terá de ter seu dunhero de volta mesmo que seja só pra não ter prejuízo financeito doando o sistema por ela adquirido (comprado), sendo assim prejuízo ao consumidor que paga por algo acrescido no equipamento. Isso pra mim soa como venda casada de dois serviços. A montagem do Hardware por parte da fabricante e a venda compulsória do Sistema Operecional (Windows). Se o cliente fica satisfeito em pagar e usar o sistema que vem com o PC, tudo bem, mas, se ele não quer o tal sistema, então porque pagar?
janeiro 30th, 2019 on 14:04
comperei agora em janeiro/2019 um Inspiron 15 7000, e a dell nao devolve o valor do sistema. O contrato da microsoft foi atualizado, dizendo que caso eu nao aceite o contrato o fabricante pode solicitar a devolucao da maquina. Em relacao a venda casada eu acho que nao se aplicaria pois pela norma da anatel, o pc deve ser vendido para o consumidor pronto para uso. nesse caso ele precisa vir com um sistema operacional, antivirus e o office trial que eles mandam.
julho 13th, 2020 on 19:47
Até quando me Deus, vamos continuar sendo escravos deste maldito sistema que só tira de quem tem menos.