Veja também esse artigo: Testando a conexão do seu desktop ou servidor Linux por linha de comando com o Speedtest-cli

Muitas vezes percebemos que nossa conexão à internet está muito lenta, e não sabemos como testar se o problema é no site que estamos acessando, ou na nossa conexão.

Existem aguns sites que medem essa velocidade. O mais comum é disponiblizado pela RJNET, mas existem outros, como o da A BELTRÔNICA. Eu pessoalmente costumava usar o da RJNET.

Recentemente fiz uma ligação para o suporte da Oi e vi que eles disponibilizaram um serviço (simples), mas bastante prático para fazer esse teste. Você acessa o site arquivos.oi.com.br e lá tem uma série de arquivos com vários tamanhos diferentes. Faça o download do M50.zip e veja a que velocidade chega. Lembrando que sua conexão é medida em Megabits (ou Kilobits) por segundo, o a do download é medida em Megabytes (ou Kilobytes) por segundo, então a velocidade indicada no download deve ser multiplicada por 8. Ex.: se você está baixando o arquivo a 50KB/s, quer dizer que sua conexão é de 400 Kilobits por segundo.

Lembre-se de que não deve ter nenhum outro programa no computador utilizando a conexão à internet no momento, e que na hora do teste só deve ter um computador ligado ao modem/roteador. É possível que esse serviço funcione em outras operadoras, mas só testei no Velox.

Adicionado em 21/11/2012:

Achei que esse artigo já estava ficando meio desatualizado (tem um ano e meio que escrevi!), e já que é um dos mais visitados do blog, resolvi dar uma complementada. Ultimamente tenho percebido que tanto o site arquivos.oi.com.br, quanto os outros dois métodos que recomendei estão bem sobrecarregados.

Atualmente utilzo o Speedtest.net, que creio ser a melhor forma de testar a velocidade da internet (seja Oi Velox ou outro provedor). Basta entrar no site e clicar em "Iniciar teste".

O serviço utiliza diversos servidores ao redor do mundo, e escolhe o provedor mais próximo para fazer a medição. No final, ele te dá o resultado, e se você quizer, uma imagem como essa resumindo o resultado:

Speedteest.net

Se você acha que o teste está mostrando um resultado abaixo do que deveria, pode clicar em "novo servidor", e como o próprio nome já diz, o site irá realizar um novo teste, em um novo servidor.

Pra completar, tenho mais uma dica: se você quer um teste mais rápido e simples, basta fazer um download a partir de um servidor que vocẽ tenha certeza que é rápido. Os mirrors (espelhos) da UFPR são bastante rápidos, e quando quero fazer um teste simplificado, faço um download de algum arquivo hospedado lá, como uma imagem do Ubuntu.