Nos tempos de PRISM, todo cuidado é pouco ao armazenar arquivos online. Mesmo que você não seja um agente secreto, acredito que a ideia de que todos os seus arquivos pessoais sejam acessíveis ao governo americano não lhe agrade muito.

 

Proteja seus arquivos!

 

Depois de todo o bafafá envolvendo Snowden (o ex-analista que denunciou o PRISM) algumas alternativas aos serviços que já conhecemos se tornaram populares e outras surgiram. Só que até agora (pelo menos pelas minhas pesquisas) não surgiu nenhum serviço (gratuito) à altura do Dropbox que respeite sua privacidade.

Uma forma de contornar essa falta de opções é criptografar seus arquivos antes de enviá-los ao Dropbox. É aí que surge o EncFS, que diferentemente do TrueCrypt, que cria um grande bloco para que você armazene seus arquivos, o EncFS criptgrafa arquivo por arquivo, facilitando sua utilização com o Dropbox (e similares).

Sem mais delongas, vou mostrar o passo-a-passo para utilizar o EncFS. Meus testes foram com o Ubuntu 10.04 (é, eu ainda uso o 10.04! :P), mas nada impede que funcione nas versões mais novas do Linux Mint, Debian e Ubuntu.

Antes de começar, abra o Terminal e pegue as permissões de root e atualize a lista de pacotes:

sudo su
apt-get update

Instale o EncFS:

apt-get install encfs

Crie a sua pasta encriptada:

encfs ~/Dropbox/encriptado ~/privado

A pasta ~/Dropbox/encriptado é onde os arquivos encriptados ficarão guardados, sendo sincronizados com o Dropbox. Na pasta ~/privado, ficarão as versões descriptografadas.

Serão feitas algumas perguntas:

  1. Se você confirma a criação do diretório ~/Dropbox/encriptado, caso não exista
  2. Se você confirma a criação do diretório ~/privado, caso não exista
  3. O tipo de configuração que você prefere. Digite "p" para o modo pré-configurado
  4. Por último a senha que você irá utilizar. Recomendo uma senha bem grande. O TrueCrypt recomenda 20 caracteres ou mais, mas isso fica a seu critério. Quanto mais, melhor, desde que você não esqueça!

Importante!

  1. Não esqueça a senha que você definiu. Se esquecer, perdeu playboy! Não dá pra recuperar! 😛
  2. Coloque seus arquivos na pasta ~/privado, e não na pasta ~/Dropbox/encriptado. Ignore a pasta ~/Dropbox/encriptado
  3. Não apague o arquivo .encfs.xml. Pode ser uma boa ideia fazer uma cópia dele. Caso você o perca, possivelmente não irá conseguir montar o sistema. Ele fica oculto na pasta ~/Dropbox/encriptado. Digite CTRL+H para exibir os arquivos ocultos.

Quando você iniciar novamente o computador, o sistema não estará montado, então você precisará fazer isso com o comando (e depois digite a senha):

encfs ~/Dropbox/encriptado ~/privado

Caso você queira que o sistema de arquivos seja montado automaticamente, pode utilizar o gnome-encfs (eu não testei). O pacote adiciona a senha ao seu chaveiro.

De uns tempos pra cá todo mundo precisa ser meio agente secreto pra ter um pouco de privacidade… 😛

Fonte: How-To Geek

Atenção! Não me responsabilizo por eventuais perdas de dados. Faça tudo por sua conta e risco!