Com uma máquina virtual é possível “emular um computador dentro de outro”, isso quer dizer que vocẽ pode, por exemplo, instalar o Windows “dentro” do Linux. E é isso que vou mostrar nesse tutorial. Vou utilizar o VMWare Player no exemplo.

Primeiramente instale o VMWare Player. Para fazer isso, baixe pelo site do VMWare através do Link http://www.vmware.com/products/player/. Atenção para baixar a versão correta, referente ao seu processador (32 ou 64 bits). Vou mostrar como instalar usando um arquivo instalador .bundle .

Abra o Terminal (Aplicativos/Acessórios/Terminal) e depois de entrar na pasta onde está o arquivo (Ex.: cd /home/usuario) digite o seguinte:

sudo ./nome_do_arquivo.bundle
(coloque o nome completo do arquivo que você baixou)

Digite sua senha em seguida. Depois abrirá uma tela de instalação, semelhante à instalações no Windows.

Quando a instalação terminar, você poderá acessar o VMware Player através de Aplicativos/Ferramentas de Sistema/VMWare Player.

Com o VMware instalado, agora você precisa criar a máquina virtual. Entre no site: http://www.easyvmx.com/easyvmx.shtml e preencha os dados referentes ao seu hardware. A maioria das opções já serão suficiente pra você, mas você pode modificar várias configurações de hardware.

Escolha o sistema operacional (Select GuestOS), quanto de memória você quer disponibilizar para a máquina virtual (Memory Size) e quantos processadores quer deixar disponíves para ela (# of CPUs). Você pode determinar por exemplo, que se seu computador tiver 2GB de memória RAM e dois processadores (dual core), deixe disponível para a máquina virtual apenas 1GB de memória RAM e um processador.

Depois de escolhidas todas as opções que você, clique em Create Virtual Machine.

Na página seguinte será disponibilizado um arquivo .zip com a sua máquina virtual. Descompate ele e abra através do VMware Player em “Open an Existing Virtual Machine”. Você deve agora colocar o CD de instalação do Windows XP dentro da bandeja do CD. Se ele não iniciar automaticamente, ative a máquina virtual pressionando Ctrl + G e reinicie ela (Ctrl + Alt + Delete). Se quizer voltar à área de trabalho do Ubuntu pressione Ctrl + Alt.

Instale o Windows normalmente. Não se preocupe quanto ao particionamento. Você pode usar o particionamento padrão (todo o espaço livre) que tudo será feito virtualmente, ou seja, nada será apagado do seu disco.