Instalei o Debian 5.5 Lenny pela primeira vez e estranhei a falta do Firefox. Procurei por aí e finalmente descobri o que tinha acontecido com o Firefox, que é basicamente padrão na maioria das distribuições Linux.

O Debian é considerado uma das distribuições Linux que levam mais a sério o conceito de Software Livre, o que quer dizer que eles não vão colocar nenhum software que não possam alterar no pacote oficial. Só que a Mozilla Corporation é dona da marca do Firefox. Isso quer dizer que ninguém pode modificar o código e continuar chamando de Firefox. O código pode ser alterado como você quizer, mas a marca continua sendo deles. Isso criou um impasse legal. O Iceweasel na verdade é basicamente um Firefox “rebatizado”. Ele vem em inglês e com a busca do google em inglês. Saiba aqui como modificar para português do Brasil.

O Iceweasel foi incluido nos respositórios oficias do Debian no final de 2006. O nome na verdade é uma piadinha com o nome Firefox (Raposa de Fogo). Iceweasel seria algo como Doninha do Gelo.

O termo Iceweasel apareceu pela primeira vez quando Matt Groening (criador dos Simpsons) atribuiu ficcionalmente a seguinte a seguinte frase a Nietzsche: “Love is a snowmobile racing across the tundra and then suddenly it flips over, pinning you underneath. At night, the ice weasels come.” – Se alguem se arriscar a traduzir, poste nos comentários! 😛

Outros produtos apareceram depois seguindo a mesma lógica:

  • Icedove, um cliente de e-mail baseado no Mozilla Thunderbird;
  • Iceape, um pacote de softwares para internet baseado no Seamonkey. É basicamente um navegador, um cliente de e-mail e um editor de HTML (WYSIWYG);
  • Iceowl, um calendário baseado no Mozilla Sunbird.

Se você instalou o Debian e quer  deixar o Iceweasel em português, clique aqui.