A Dell há muito tempo tem uma forte ligação com a Canonical, mas no Brasil parece que a coisa nunca funcionou muito bem. Talvez a partir de agora isso mude. A empresa um modelo de notebook (Inspiron 14) com a opção de Ubuntu como Sistema Operacional. A versão mais simples do modelo vem com processador Intel Celeron e 2GB de memória RAM DDR3. A versão mais completa vem com processador Intel Dual Core e 4GB de memória RAM DDR3.

Dell Inspiron 14No site da Dell no Brasil não se acha muito facilmente conteúdos referentes ao Ubuntu. Mas no site dos Estados Unidos, foi possível achar algumas coisas. Entre elas, a empresa dá dez motivos para se comprar um notebook com Ubuntu:

  1. Ubuntu é simples e elegante
  2. Ubuntu é feito para a Internet
  3. Ubuntu é social desde o início
  4. Ubuntu toca vídeos e músicas facilmente
  5. Ubuntu é seguro
  6. Ubuntu inicia rápido
  7. Com o Ubuntu, você tem acesso a milhares de programas livres
  8. Ubuntu com OpenOffice é compatível com o Microsoft Office e Adobe Acrobat
  9. Ubuntu é baseado em Linux
  10. Ubuntu vem pré-instalado em notebooks, netbooks e desktops selecionados

A empresa começou a utilizar o Sistema Operacional em 2007 nos seus produtos. Talvez a opção de versão escolhida pela Dell seja questionável. A empresa escolheu a 9.10, que já está ficando um pouco velha. Possivelmente o critério para escolher essa versão foi a estabilidade, mas talvez fosse interessante utilizar a 10.04.1 que já está bastante estável.

Veja a propaganda da Dell/Ubuntu (em inglês):

Ubuntu from Keith Kenniff on Vimeo.